fbpx

Gelso Bianco Fiano IGT

SAFRA: 2021 – VINHO BIOLÓGICO

PRODUTOR: Podere 29

 Italia – Puglia – Foggia

100% Fiano – Minutolo

Vinificação:
Fermentação em aço inoxidável sob  temperatura controlada a  qual preserva os principais componentes aromáticos, que são  os  pilares básicos para a produção de vinhos estimulantes e notavelmente encorpados.  Passa  por afinamento em  tanques de  aço  inoxidável pelo período de 6 meses.

Amarelo palha intenso e brilhante.

Aromas intensos e elegantes que remetem a flores, frutas de polpa branca com notas tropicais e ligeira picância.

No paladar apresenta uma progressão “tridimensional”, graças à sua estrutura, acidez e riqueza aromática, as quais exaltam a sua amplitude, longevidade e profundidade.

Indicado para ser apreciado como aperitivo ou no acompanhamento de frutos do mar em geral, com risoto de frutos do mar, peixes, crustáceos grelhados, que são os pratos que o Gelso Bianco ganha a sua maior expressão, não desprezando seu acompanhamento com queijos frescos e também curados.

 Sem madeira

10º- 12ºC

12%

Reconhecimentos: 91 Pts ADEGA – Safra 2021 / Rosso – The Wine Hunter Award MWF – Safra 2018 / Bronze – Decanter – Safra 2018 / 91 PTS ADEGA – Safra 2018 /Prata – Decanter – Safra 2017

PRODUTOR

“O amor pela terra é a nossa propulsão. O combustível que na cabeça e nas mãos alimenta o desejo de produzir. Extraímos o ouro da terra; uvas preciosas que se transformam em um néctar real, filho do sol e do vento que sopra do mar”.

Podere 29 é antes de qualquer coisa uma família ligada à sua terra, e que faz dela a sua própria missão. Administrada hoje pelas mãos de Giuseppe Marrano, é uma cantina que produz vinhos de excelência, fortemente voltada ao cultivo biológico.

Da bela e ensolarada província de Foggia, na Puglia, provém os  seus belos vinhedos de pedra calcárea, os quais produzem os seus suntosos vinhos, ricos, quase mastigáveis, aos quais rementem a expressão viva e pungente de fruta da Puglia.

CARACTERÍSTICAS DO VINHO

Amarelo palha intenso e brilhante. Aromas intensos e elegantes que remetem a flores, frutas de polpa branca, notas tropicais e ligeira picância. No paladar apresenta uma progressão “tridimensional”, graças à sua estrutura, acidez e riqueza aromática. Acompanha frutos do mar em geral, peixes, crustáceos grelhados, que são os pratos que o Gelso Bianco ganha a sua maior expressão.  

Comentário da Sommelière

Vanda Meneguci

A casta Fiano, tão famosa em Avellino comune e província da Campania, ganha fama também na Puglia. Podere 29 elabora aqui um Fiano rico, com grande complexidade aromática, de longa persistência, estrutura e elegância. Um vino bianco surpreendente, gastronômico, untuoso e encantador.