fbpx

Campo Della Fiera Sangiovese Umbria IGT

​​SAFRA: 2021

PRODUTOR: Castello di Corbara

Italia – Umbria

85% Sangiovese, 10% Merlot e 5% Cabernet Sauvignon

Vinificação: A colheita das uvas é realizada nos últimos 10 dias do mês de setembro. As uvas colhidas são vinificadas a uma temperatura controlada entre 25 e 28º C. A maceração ocorre durante 12 a 15 dias, com a liberação do gás carbônico formando o chapéu. Prossegue com a fermentação malolática em tanques de aço inoxidável. Passa por afinamento na garrafa durante 2 e 3 meses em uma adega controlada termicamente entre 15º e 16ºC.

De cor vermelho rubi brilhante.

No nariz apresenta notas de frutas vermelhas, violetas e alcaçuz.

No paladar é macio, equilibrado, envolvente e com sabor persistente na notas encontradas no nariz.

Ideal no acompanhamento de embutidos, massas em geral, carnes grelhadas e queijos.

Sem madeira.

16ºC – 18°C

13,5%

Reconhecimentos: Ótimo – Revista Adega safra 2018

PRODUTOR

O Castello di Corbara foi construído ainda na época do feudalismo (na Idade Média), o qual pertenceu a nobre família de Montemarte, passando ao longo do período, as mãos do Conde di Corbara, que fez do Castelo a sua própria residência (Sec XVII), transformando as suas terras fundiárias aos poucos em fazendas agrícolas modernas.

A atual aparição da empresa agrícola Castello di Corbara é um reflexo fiel de um novo projeto que visa aumentar a produção de vinho, firme e apaixonadamente desejada pela família Patrizi, que em 1997 adquiriu essa propriedade.

A Castello di Corbara é um produtor que trabalha com uma estrutura moderna e com o máximo respeito em todos os processos da vinificação, o qual se inicia desde o cultivo e colheita (totalmente manual), priorizada na seleção rigorosa dos cachos, realizada apenas nas horas mais frescas do dia.

Sua adega possui uma sala especial para o envelhecimento dos vinhos de guarda, provenientes de vinhas mais velhas, trabalhando apenas com barricas francesas para o estágio de vinhos de guarda.

É um produtor com reconhecimentos importantes em concursos e revistas internacionais, a exemplo, a DECANTER e o concurso Internacional Wine Challenge.

CARACTERÍSTICAS DO VINHO

De cor vermelho rubi brilhante. No nariz apresenta notas de frutas vermelhas, violetas e alcaçuz. No paladar é macio, equilibrado, envolvente e com sabor persistente na notas encontradas no nariz. Ideal no acompanhamento de embutidos, massas em geral, carnes grelhadas e queijos. 

Comentário da Sommelière

Vanda Meneguci

A uva Sangiovese neste vinho, recebe a grande expressão dos solos da Umbria, região da Italia Central. A Castello di Corbara é um produtor que explora a qualidade de suas terras, tanto que alguns de seus rótulos já recebeu reconhecimentos em concursos e revistas internacionais, a exemplo, no Internacional Wine Challenge e pela conceituada revista Decanter. De solos aluviais, cujos os vinhedos estão ali, próximos ao famoso rio Tevere. Campo della Fiera Sangiovese Umbria IGT, tem o melhor de suas três castas: a expressiva nota de frutas vermelhas da Sangiovese, a maciez da Merlot e as notas especiadas da Cabernet Sauvignon.