Conheça Colonneto Chianti DOCG – Um autêntico Chianti DOCG presente na Carta de Vinhos Speranza

 

Colonneto Chianti DOCG Cantina Speranza

 

Talvez o vinho Chianti seja uma das tipologias mais clássicas, quando falamos em vinhos italianos. Certamente ele faz analogia ao sentido de família, da gastronomia italiana, tão presente na culinária do paulistano.

A uva principal de um vinho Chianti, é a uva Sangiovese, a casta tinta mais afamada da região da Toscana, presente em outras tipologias, a exemplo, na Brunello di Montalcino, na Rosso di Montalcino, na Morellino di Scansano e na variedade tinta da tipologia Montereggio di Massa Marittima. Todos obrigatoriamente devem conter a Sangiovese, quando não em seu total (100%), pelo menos em 50% do líquido. Mas aqui, falaremos de Colonneto Chianti DOCG, um autêntico Chianti DOCG, o qual carrega toda a autenticidade de um bom vinho Chianti!

 

Colloneto Chianti DOCG - Meia Garrafa Cantina Speranza

 

  • Colonneto Chianti DOCG é um vinho 100% Sangiovese
  • Com notáveis aromas de frutas vermelhas (amora e framboesa)
  • Notas florais, típicas de um autêntico Chianti DOCG podem ser encontradas tanto no nariz, como no paladar
  • Possui taninos macios, frutas, acidez refrescante, sendo ele um vinho muito equilibrado
  • Versatilidade gastronômica é a sua bandeira, pois Colonneto Chianti DOCG harmoniza com muitas opções no Menu da Cantina Speranza.

 

Colonneto Chianti DOCG é produzido pela Villa Travignoli, referência no Consorzio Vino Chianti

Quem é a Villa Travignoli?

A Villa Travignoli, do Conti Giovanni Busi, está localizada na bela região da Toscana, a 25 quilômetros a leste de Florença, perto da confluência dos rios Arno e Sieve, ao nordeste da área de produção de Chianti. O território Chianti é dividido em várias áreas geográficas de produção. As diferentes denominações de Chianti dependem da área onde é produzido. Travignoli situa-se em Chianti Rùfina, considerada a primeira entre as sub regiões de Chianti.

O solo é de marga calcária e  a propriedade  é  totalmente exposta ao sul,  a um altitude entre 250 a 400 metros. Isso significa que o sol irradia as vinhas o dia inteiro facilitando assim a maturação das uvas que ficam protegidas da umidade.

A proximidade com as montanhas dos Apeninos nas noites quentes de verão assegura a refrigeração e ventilação naturais.A área total da vinícola é de 90 hectares, dos quais 70 são de vinhas onde são principalmente cultivadas as castas Sangiovese, além das castas francesas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay.

Uma vinícola familiar, de tradição, legado e respeito, a qual recebera da Unioncamere, um título onde ela é “reconhecida como uma das vínicolas mais antigas da Italia”, o prêmio “Italia 150”, dado as 150 empresas mais históricas daquele país.

Te daremos aqui, algumas dicas perfeitas de harmonização de Colonneto Chianti DOCG com a culinária clássica da Cantina Speranza!

Já dissemos, anteriormente, o quanto Colonneto Chianti DOCG é versátil. Segundo Giovanni Busi, proprietário da Villa Travignoli e também presidente do Consorzio Vino Chianti, um vinho para ser gostoso e bem equilibrado, deve ter o seu “esqueleto” em plena perfeição, ou seja, é um trabalho que inicia desde a plantação e colheita das uvas, a todo o seu processo, que envolve fundamentalmente a vinificação, ou seja a produção do vinho. Colonneto Chianti DOCG, é um tinto de corpo médio para leve, o qual exprime notas de frutas vermelhas, flores e boa acidez, características essas encontradas nos genuínos vinhos Chianti.

E para harmoniza-lo, listamos abaixo, quatro clássicos do Cardápio Speranza para você:

  • Pizza Speranza Mozzarella
  • Pizza Speranza Margherita
  • Angioletti (massa pizza em tiras, frita, com molho de tomate fresco e manjericão)
  • Tortano, o tradicional pão de linguiça da casa (você não pode deixar de experimentá-lo) – A acidez gastronômica dos embutidos fazem paridade com vinhos Chianti.

 

Então não espere mais nada, para poder solicitar hoje mesmo, o seu delicioso Colonneto Chianti DOCG 375ml – Meia garrafa, o qual está em oferta na Carta de Vinhos da Cantina Speranza!