Bolgheri Toscana

DOC Bolgheri produz um vinho tinto elegante e complexo, em que se percebe as características de um terroir que percorre em paralelo as praias da Maremma setentrional, situadas na província de Livorno, município de Castagneto Carducci.

A identidade Bolgheri é proveniente do mar. Os ventos refrescantes e as discretas excursões térmicas de agosto a setembro provocam maturações lentas e regulares de todos os componentes qualitativos da uva, dos açúcares, polifenóis e aromas, e contribuem para manter alta a acidez necessária para dar equilíbrio aos vinhos.O microclima de Bolgheri possui uma forte luminosidade, combinada à reflexão do Sol proveniente do espelho de água do mar. A temperatura média anual gira em torno de 14ºC, com 18,5ºC de abril a setembro, 7,5ºC de dezembro a janeiro e de 24ºC em agosto.

 As precipitações médias anuais são de 600 mm, com chuvas estatisticamente bem destribuídas; mais abundantes na época do desenvolvimento vegetativo, menos frequentes na época da maturidade da uva e novamente abundantes depois da colheita. Fatores importantes que permitem a cada produtor trabalhar e personalizar o seu vinho, respeitando as características do território.

A densidade das vinhas é muito variável. As uvas mais plantadas são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, mas experimentos realizados há mais de 20 anos demonstram a potencialidade também de outras uvas como Syrah e Petit Verdot. Para os vinhos brancos, a Vermentino é atualmente o mais plantada. A Sauvignon Blanc tem se destacado ultimamente pelo seu alto grau qualitativo e, muitas vezes, comparada à Viognier.

PRODUTORES