Bolgheri Toscana

Região  Bolgheri Toscana

A DOC Bolgheri produz um vinho tinto elegante e complexo, em que se percebe as características de um terroir que percorre em paralelo as praias da Maremma setentrional, situadas na província de Livorno, município de Castagneto Carducci.

A identidade Bolgheri é proveniente do mar. Os ventos refrescantes e as discretas excursões térmicas de agosto a setembro provocam maturações lentas e regulares de todos os componentes qualitativos da uva, dos açúcares, polifenóis e aromas, e contribuem para manter alta a acidez necessária para dar equilíbrio aos vinhos.

O microclima de Bolgheri possui uma forte luminosidade, combinada à reflexão do Sol proveniente do espelho de água do mar. A temperatura média anual gira em torno de 14ºC, com 18,5ºC de abril a setembro, 7,5ºC de dezembro a janeiro e de 24ºC em agosto.

As precipitações médias anuais são de 600 mm, com chuvas estatisticamente bem destribuídas; mais abundantes na época do desenvolvimento vegetativo, menos frequentes na época da maturidade da uva e novamente abundantes depois da colheita.

Fatores importantes que permitem a cada produtor trabalhar e personalizar o seu vinho, respeitando as características do território.

A densidade das vinhas é muito variável. As uvas mais plantadas são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, mas experimentos realizados há mais de 20 anos demonstram a potencialidade também de outras uvas como Syrah e Petit Verdot.

Para os vinhos brancos, a Vermentino é atualmente o mais plantada. A Sauvignon Blanc tem se destacado ultimamente pelo seu alto grau qualitativo e, muitas vezes, comparada à Viognier.

 

 

 

Produtores

tenuta        la_ciprianala_cerretelafilipadi

Pean Batzella
Nubia
Momi
Millanni
Mezzodi
Guado De Gemoli
Ferruggini
Felciaino
Digia
Cusona Brut
Cipriana
Poggio Al Ginepri
Poggio Ai Ginepri Rosato
Pretto Rosato
Pretto Rosso
Pretto Vermentino
Base
Rosso Superiore
San Martino
Scirè Bio
Scopaio
Sòdole
Bianco
Sonoro
Tam
Vermentino Bianco
Arnione
Villa Donoratico
Arioso
DOC Bolgheri Superiore
Adeo
Paguro
Alfeo