Sicilia

Região Sicilia

 

A maior ilha em extensão e população, completamente circundada pelo Mar Mediterrâneo. A Sicília é separada do continente e da Itália peninsular pelo estreito de Messina, de apenas três quilômetros, onde se encontra, com seu magnífico porto natural, a cidade de Messina.

A própria região e também as ilhas circundantes têm intensa atividade vulcânica. Os vulcões principais são: Etna, Stromboli e Vulcano. A Sicília possui uma variedade de solos e terroir tão grande que poderia ser tratada como um continente, e não uma simples ilha.

A uva que construiu a reputação da Sicília no exterior é a Nero D’Avola, que produz tintos suntuosos com estrutura e sabor de frutas vermelhas maduras. Uma casta de grande potencial para vinhos tintos é a Nerello Mascalese, tradicionalmente cultivada nas encostas do Etna em até 1000 metros de altitude. A Nerello Mascalese resulta em vinhos muito finos e elegantes, comparada por alguns com a Pinot Noir. A variedade Frappato com suas claras notas de cerejas, é utilizada em blends com ela na denominação Cerasuolo di Vittoria.

 

 

Produtores

benanticos

Palmento Nero D´Avola Sicilia DOC
Palmento Inzolia Sicilia DOC
COS Nero Di Lupo IGP
Benanti Nerello Mascalese DOC
Benanti Nerello Cappuccio IGT
COS Maldafrica IGP
COS Frappato IGP
Etna Rosso Di Verzella DOC
COS Contrada Nero D’Avola IGT
COS Phitos Rosso DOC
COS Cerasuolo Di Vittoria Classico DOCG
COS Cerasuolo Di Vittoria Classico Delle Fontane DOCG