Umbria

Umbria

Umbria

A Umbria  é uma região da Italia Central que conta atualmente com 882.015 habitantes, localizada no coração da península. Com uma área de 8.456 km² (dos quais 6.334 pertencem a província de Perugia e 2.122 a província de Terni), é a única região não localizada nas fronteiras políticas ou marítimas do Estado.

A hidrografia oferece o quarto maior lago natural da Itália, o Trasimeno. Importantes também são os lagos Piediluco (na divisa com o Lazio) e o Lago di Corbara.

Na Umbria existem pequenos riachos e numerosos rios: entre estes destaca-se o Tevere, que banha quase outros rios afluentes da Umbria. Os maiores são Nera (116 km), Paglia (86 km), o Chiascio (82 km),  o Topino (77 km) e o Nestore  (64 km).

A capital regional é cidade de Perugia, enquanto as províncias são Perugia e Terni. Os principais centros não regionais são: Foligno, Città di Castello, Umbertide, Spoleto, Gubbio, Gualdo Tadino, Assisi, Bastia Umbra, Orvieto, Amelia, Narni, Marsciano, Spello e Todi. A região faz fronteira a leste e a nordeste com Marche, a oeste e a noroeste com a Toscana, ao sul e a sudoeste com o Lazio. Além disso, a região inclui um exclave no Marche que pertence ao município de Città di Castello.

A Umbria se caracteriza por sua notável paisagem variada, devido a sucessão de áreas de colinas (70%) e montanhas (30%) e também pela sua extensão fluvial, marca da sua história que fez dela importante rota em tempos pré históricos quando era habitada por povos Umbrios e Etruscos.

A produção agrícola se destaca pelo cultivo de oliveiras, trufas, cereais e outros derivados da horticultura, além de vinhas; essas últimas, numa extensão de 16,5 mil hectares de vinhedos com solos variados (areia, argila, calcário, residuos vulcânicos, pedras e conchas). O clima no inverno é brando, os verões são quentes, porém ventilados e secos. O cultivo das castas brancas prevalecem ali (57%) do total cultivado. Entre as castas típicas da região, destacam-se as brancas: Trebbiano, Malvasia, Grechetto, Verdello, Verdicchio, Sauvignon Blanc e Canaiolo Bianco. Já nas castas tintas, as principais são: Sangiovese, Montepulciano, Ciliegiolo, Canaiolo Nero, Sagrantino e Barbera. Dellas originam-se grandes clássicos: como o famoso branco Orvietto, e os tintos Sangrantino di Montefalco e o Torgiano Rosso Riserva.

A região vinícola da Umbria possui 15 denominações para vinhos, sendo 13 DOCs e 02 DOCGs:

Amelia DOC, Assisi DOC, Colli Altotiberini DOC, Colli del Trasimeno DOC, Colli Martani DOC, Colli Perugini DOC, Lago di Corbara DOC, Montefalco DOC, Montefalco Sagrantino (DOCG), Orvietto DOC, Rosso Orvietano DOC, Spoleto DOC, Todi DOC, Torgiano DOC e Torgiano Rosso Riserva DOCG

 

 

Produtores

Castello Di Corbara

 

Campo della Fiera Sangiovese Umbria IGT
Campo della Fiera Orvieto Classico Superiore DOC