Veneto

Veneto é uma região ao nordeste da Itália, sua capital é Veneza. É uma região com diversidade, caracterizada por uma planície fértil e paisagens tranquilas, com muitos lagos e vista dos Alpes. Dolomiti, em particular, constitui o grupo montanhoso mais famoso e deslumbrante de toda a cadeia alpina.

Os primeiros habitantes da região, os venezianos, que lhes deram o nome, foram representantes de uma civilização evoluída e aberta ao comércio e ao escambo. Os romanos estenderam o escambo, reforçando a comunicação por terra e fluviais.

Aos romanos se deve, entre outras coisas, os benefícios e a planificação das planícies, cheia de pântanos e brejos desde os tempos mais antigos. Um aspecto peculiar do sistema territorial do Veneto é a importância atribuída aos rios como elementos de coligação para uma parte da região, podendo ser propriamente chamados de “civilização fluvial“. O andamento dos cursos das águas e boa navegabilidade constituíram pontos-chave para o desenvolvimento de uma série de “centros-empórios”.

 Os vinhos mais famosos do Veneto são os tintos Valpolicella, Amarone della Valpolicella, Recioto della Valpolicella e Bardolino, o branco Soave e o espumante Prosecco.

 

PRODUTORES