fbpx

Os Vinhos da Úmbria são como um coração verde e pulsante em um país que tem o formato de uma bota.

Ah, e para aqueles viajantes que tiveram a oportunidade de conhecer essa terra encantadora, fica fácil, fácil de se compreender.

Essa região é uma das mais fascinantes e sugestivas da Itália, muito apreciada por toda a sua riqueza histórica, cultural e artística. Por tudo isso e certamente, porque dali se extrai dois grandes alimentos: azeite e claro, vinhos!

E dos vinhos se têm um legado bastante antigo, portanto, vindo da época romana, onde fora aclamado por nomes como Plínio Il VecchioMarco Valerio Marziale.

Já deu para você entender então, que o vinho faz parte da cultura da bela Úmbria, certo?

O bom disso é saber que esse pedacinho da Itália vive hoje um momento próspero e de muito prestígio no quis diz respeito a sua viticultura.

A Zona de Produção Orvieto

A bela comuna Orvieto. Suba a bordo do charmoso bondinho até a cidade histórica no topo da montanha. O funicular data do ano de 1888.

A bela comuna Orvieto. Suba a bordo do charmoso bondinho até a cidade histórica no topo da montanha. O funicular data do ano de 1888.

Qual é a região dos melhores vinhos?

Certamente você já escutou este nome: Orvieto. O qual possui uma referência muito direta para vinhos brancos. Estou certa?

Em um passado não muito distante, esta zona de produção era conhecida sim, bem mais aqui no Brasil, pelo seu vinho branco clássico, portanto, muito menos do que pela sua qualidade.

Apesar disso, sempre existiu algumas uvas importantes e que ali ganharam ainda mais notoriedade com o passar dos últimos anos.

As primeiras citadas por serem parte fundamental do Consorzio Vino Orvieto. Presentes por fim, dentro das regras de Denominações de Origem.

Justamente pela excelente adaptação aos solos e ao terroir, a exemplo, a uvas presentes no famoso Vinho Branco Orvieto, que são: Grechetto, a também conhecida como Procanico, considerada um clone ou uma variação de nome para a Trebbiano Toscano e a Malvasia. 

A zona de produção Orvieto só produz vinhos brancos?

Antes de qualquer coisa vale lembrar que Orvieto é uma comuna que fica localizada na província de Terni, mas é também o nome de um clássico vinho branco desta região e também uma DOC.

Em Orvieto há uma forte vocação sim, para a produção de vinhos brancos, mas não se engane, porque os seus vinhos tintos são também muito especiais.

A DOC “Orvietano Rosso” tem como suas castas autorizadas principais, a também famosa na toscana, a uva Sangiovese, além das tintas Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, Merlot, Montepulciano, Pinot Nero, Aleatico e Canaiolo.

Castello di Corbara. Um dos mais respeitados produtores do Consorzio Orvieto DOC

A DOC Orvieto e suas 38 vinícolas associadas. A Castello Di Corbara elenca no hall das mais importantes seguindo fielmente o disciplinar de produção

A DOC Orvieto e suas 35 vinícolas associadas. A Castello di Corbara  está entre as mais importantes

Agora falarei da Castello di Corbara, uma referência como vinícola dentro do importante Consorzio Orvieto DOC.

Semelhantemente a sua importância é a sua qualidade na produção, trabalhando com uma estrutura moderna, e de ponta, respeitando rigorosamente os processos na vinificação.

Duas particularidades em contarei aqui para vocês:

  • Em primeiro lugar é que a Castello di Corbara realiza a colheita de forma manual, portanto, não usa maquinários, selecionando cacho por cacho, ou seja, um por um.
  • Em segundo lugar é que a vindima ocorre nas horas mais frescas do dia, justamente para impedir que as uvas colhidas, não fermentem antecipadamente, ou seja, pela própria ação do calor.

Esses são apenas alguns dos motivos que levaram a Italiamais escolher a Castello di Corbara como o produtor representante dos vinhos da região da Úmbria.

Linha Campo della Fiera. Nova embalagem ainda mais elegante

Agradeça ao passado, celebre o presente. E com essa frase lançamos a nova embalagem da linha Campo della Fiera, que já era um sucesso junto aos nossos clientes.

Agora ela chega mais elegante, em garrafa Borgonha, com os rótulos remodelados, mantendo as suas características  idênticas ao estilo de vinificação das safras anteriores.

Campo della Fiera Orvieto Classico Superiore DOC

Como não se encantar com um autêntico Orvieto Classico Superiore DOC?

Ainda mais porque a qualificação da subzona “Orvieto Classico” inclui a zona mais histórica e mais estreita do Vale de Paglia, estando muito próxima da comuna Orvieto. 

Ah, e quando descrevemos o paladar, como o vinho Campo della Fiera Orvieto Classico Superiore DOC é fresco, intenso e mineral. Temos aí a presença de solos aluviais, argilosos, arenosos e vulcânicos.

Certamente um delicioso vinho branco para acompanhar sushi, peixes, saladas, tortas salgadas, frituras, queijos frescos, carnes brancas.

Campo della Fiera Sangiovese Umbria IGT

Uma coisa é certa. Quando pensamos em Sangiovese nos vem fatalmente a região da Toscana, concorda?

Mas a Úmbria é um território excelente para a adaptação desta uva, tão importante para os vinhos tintos italianos!

Campo della Fiera Umbria Sangiovese IGT é um vino rosso espetacular. Seus aromas remetem a frutas vermelhas, violetas e um notavél alcaçuz. No paladar é harmonioso, muito equilibrado e de ótima persistência.

Perfeito para acompanhar pratos com carne, massas com recheio carne, carnes grelhadas, pizzas, queijos maturados.

Ah…e nessa nova bottiglia (garrafa). Ainda muito mais encantadora!

E aí, gostou de conhecer os Vinhos da Úmbria e um pouco mais sobre a comuna e DOC Orvieto?

Continue acompanhando as próximas publicações e continue por dentro de tudo o que acontece de mais atual no Made in Italy em vinhos!

Arrivederci!

Vanda Meneguci / Sommelière Italiamais