fbpx

 

Se tem algum produto melhor para a elaboração e finalização de grandes pratos e que seja mais democrático do que o azeite em todo o mundo, isso pode até ser possível, mas que ele é o responsável por dar um sabor especial a toda e qualquer comida, ah, isso sim é indiscutível.

Vamos conhecer juntos, nesta publicação, a história do SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP, o azeite importado com exclusividade para o Brasil, através da Importadora Italiamais!

O NOME – A HISTÓRIA – O RÓTULO

Os Sabinos foi um povo que habitou a Italia Central, cuja a origem é Etrusca. A área de assentamento dos Sabinos foi delimitada onde hoje corresponde a província de Rieti, na região do Lazio.

O primeiro contato dos Romanos com o povo Sabino deu-se imediatamente após a fundação deste grande império, dado por fim ao episódio do rapto das mulheres Sabinas, decretado por Rômulo e seus homens à procura de esposas, retratado por grandes pintores, como na obra Nicolas Poussin, O Rapto das Sabinas, a qual ilustra o rótulo frontal do azeite.

A PROPRIEDADE E A REGIÃO

A propriedade está localizada na comune di Scandriglia, província de Rieti no Lazio, região conhecida desde o tempo dos Sabinos, a qual é extremamente adequada para a plantação de oliveiras. A Azienda Macchini possui uma área de 3 hectares de plantação nas variedades típicas de azeitonas italianas da região, são elas: Carboncella, Leccino, Frantoio e Pendolino.

O PRODUTOR E A PRODUÇÃO

 

Pietro Macchini e Enzo Macchini são irmãos e proprietários da Azienda Agricola Macchini, responsáveis diretos pela produção do Sabina Olio Extra Vergine Macchini DOP, uma história que remonta mais de 2600 anos nas terras de SABINA, a 500 m de altitude.

O olio é extraído à partir das azeitonas enviadas diariamente ao esmagamento, utilizando sempre de processos mecanizados e manuais, com lavagem das olivas a frio, afim de respeitar fielmente as características originais da fruta.

A produção segue o curso natural dos diferentes cultivares, alternando anos ricos de produção com estações de repouso, produzindo em média uma colheita de 100 mil quilos de azeitonas por ano.

O CONSORZIO SABINA

O Consorzio Sabina DOP é reconhecido pelo Ministério da Política Agrícola Alimentar e Florestal da Itália, o qual é dedicado à supervisão e proteção das normas disciplinares de produção, existente desde 2009. Cada unidade do OLIO SABINA DOP vem com o selo DOP de certificação, cuja as garrafas possuem numeração única, sob total proteção contra eventuais fraudes.

SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP

Apresentação:

Garrafa de vidro – 500 ml

Características:

As características organolépticas do SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP, respeitam a designação do disciplinar DOP, de Denominação de Origem Protegida, são elas:

Cor amarelo dourado com reflexos verdeais

Odor frutado

Paladar frutado, aveludado, doce, uniforme, com leve amargor, frescor e ligeira picância

Diferenciais:

0,0% de Colesterol: contém alto nível de Fenóis e Vitamina E; o primeiro, um antioxidante capaz de capturar substâncias que são produzidas no corpo e que lesam as células e tecidos. O segundo, a Vitamina E, que além de possuir os mesmos benefícios dos fenóis, age também na prevenção de doenças cardiovasculares.

Bico dosador interno/Anti-Fraude: para garantir a melhor dosagem como também a proteção do produto, SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP, contém bico dosador interno – anti fraude, o qual impede a falsificação deste olio tão genuíno, assegurando que o consumidor receberá um autêntico azeite SABINA DOP, seja em seu restaurante, ou em seu estabelecimento comercial e finalmente à sua mesa!

Numeração única em cada garrafa – Rastreabilidade de Procedência; quer saber a procedência de Origem do seu SABINA EXTRA VERGINE MACCHINI DOP ? Basta entrar no site do CONSORZIO SABINA DOP para rastrear o seu produto.

Ao inserir o ano de produção e o número, o consumidor poderá saber tudo a respeito do olio adquirido: qual produtor recebeu a certificação SABINA DOP, onde a moagem foi realizada, onde os olivais estão localizados e quais foram as variedades de azeitonas utilizadas para produzi-lo.

0,3 % de acidez: segundo as normas internacionais de produção e consumo humano de azeites classificados como EXTRA VIRGEM, a acidez não deve ultrapassar o percentual de 0,8% de acidez livre em relação total ao ácido oleico. SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP, possui apenas 0,3% de acidez, respeitando o padrão estabelecido pelas normativas, atestando por fim o seu alto índice de qualidade e de regularidade.

Ideal na finalização dos mais variados pratos: uma gastronomia bem elaborada, merece um azeite à sua altura. SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP é perfeito na finalização dos mais variados pratos, que vão desde salgados, saladas e peixes à sobremesas em geral. Aproveitando que estamos no período da quaresma, que tal já não começar a pensar no tradicional Bacalhau de Páscoa, regado ao SABINA OLIO EXTRA VERGINE MACCHINI DOP? É simplesmente stupendo!