fbpx

O Significado do Vinho para Páscoa

O sentido simples de renascer, está inserido na Páscoa e é por isso que ela se torna tão especial. Nesta postagem, deixaremos você informado sobre harmonizações com vinhos: os 5 vinhos para harmonizar com um menu de Páscoa.

Pão e Vinho são símbolos do antigo cristianismo, assim como o peixe. E de certa forma, a tradição permanece, ainda sim, em boa parte das famílias, neste ínterim, aquelas que preservam este tipo de costume.

Aqui te daremos algumas sugestões perfeitas para você receber a família e os amigos para uma refeição especial acompanhada a um bom vinho italiano. 

Vinhos para harmonizar com o almoço de Páscoa

Neste exato momento podemos estar até imaginando, você procurando por inúmeras respostas para solucionar as suas dúvidas no que se refere a harmonização, como por exemplo, o que servir em um almoço de Páscoa, ou que tipo de vinho combina com chocolate? 

É claro que não importa se estamos em casa, com uma refeição mais simples, porque o Feriado de Páscoa continua sendo uma data importante, onde se faz importante a experiência de se comer junto e também de se beber bem (leia mais sobre vinhos para a Páscoa)

5 vinhos para harmonizar com um menu de Páscoa

Para facilitar a sua escolha sugerimos aqui 5 vinhos para harmonizar com um menu de Páscoa, para que neste ano você faça diferente, em conclusão, para que você traga a mesa o prazer de estar junto e a ótima relação entre vinho e comida.

Os cincos vinhos que nós listamos para a Melhor Páscoa de todos os tempos:

Diga “Sim” aos Espumantes e Vinhos Brancos

  • Vinho 1 – Flûte En Rose Casa Burti Extra Dry – Para harmonizar: Risoto de Camarão

Flûte En Rose Extra Dry para o Risoto de Camarão

 

Vinho Espumante é um estilo que dificilmente não é aceito entre os convidados, pois ele reúne muitos atributos importantes, além ser um ótimo acompanhante a mesa. Fugiu da carne, nesta data, mas não quer abrir mão do arroz? Que delícia é um Risoto de Camarão.

Risoto de Camarão fica perfeito com espumante rosé, pois trará equilíbrio ao prato, sendo um forte aliado as comidas de preparação mais simples. Flute Rosé Casa Burti tem notas de flores e frutas vermelhas. É refrescante, de leve dulçor com boa persistência no paladar.

Portanto o vinho que combina com Risoto de Camarão é Casa Burti Flûte En Rose Extra Dry. 

  • Vinho 2 – Casa Lunardi Sauvignon Blanc IGT – Para harmonizar: Filé de Peixe ao Molho de Laranja

Lunardi Sauvignon Blanc para o Filé de Peixe ao Molho de Laranja

 

Os vinhos brancos são sempre bem vindos nesta ocasião, portanto no Feriado de Páscoa. Por ele ser ideal no acompanhamento de saladas, peixes e frutos do mar, pensar em um vinho branco é uma aposta certeira.

Casa Lunardi Sauvignon Blanc IGT agrega boa intensidade aromática, frescor de frutas cítricas e tropicais (toranja), num sabor de Sauvignon Blanc muito ao estilo europeu. Um Filé de Peixe ao Molho de Laranja acompanhará perfeitamente o vinho e vice e versa, justamente porque, temos aqui, uma calda de laranja trazendo uma perfeita harmonia junto as notas frutadas do vinho.

Do Bacalhau ao Chocolate. Vinhos Tintos não podem faltar

Entre peixes e chocolates navegamos fundamentalmente na mais clássica tradição, portanto, nos vinhos tintos, que são muito procurados, sendo parte integrante junto ao Feriado de Páscoa. Selecionamos especialmente para você, três excelentes vinhos tintos italianos e suas sugestões de cardápio perfeitas.

  • Vinho 3 – Villa Olimpia – Para harmonizar: Posta de Bacalhau

Villa Olimpia para a Posta de Bacalhau

A clássica Posta de Bacalhau por apresentar uma textura especial, portanto, mais fibrosa quando comparado a outros peixes mais leves, suporta bem o vinho tinto, onde o tanino auxilia no rompimento das fibras, deixando a mastigação mais fácil, em suma, mais macia.

A batata que é também um carboidrato sempre presente, as azeitonas, o pimentão, acompanharão lindamente os vinhos que tenham por fim, as uvas Merlot e Sangiovese em seu corte como o Villa Olímpia, que  é ideal para acompanhar essa importante iguaria Pascal.

  • Vinho 4 – Chianti DOCG Colonneto – Para harmonizar: Peixe Grelhado com Batatas e Cama de Vegetais

Chianti DOCG Colonneto para o Peixe Grelhado com Batatas

Peixe Grelhado, é mais uma das variações que podem ser apreciadas na sexta-feira da paixão, já que a tradição é não comer carnes vermelhas. O fato é que muitas vezes, também, estendemos o peixe para o domingo, justamente porque é saudável.

Peixe Grelhado com Batatas e Cama de Vegetais é um Menu super complementar, porque temos tudo o que precisamos para uma boa refeição: a carne branca, o carboidrato, a erva e os legumes (no caso do tomate, a fruta).

Vinho Chianti que tem a uva Sangiovese como a grande estrela, é perfeito para acompanhar carnes brancas na grelha, mais ainda quando o prato vem com essa variação de alimentos proposta no Peixe Grelhado com Batatas e Cama de Vegetais.

Em conclusão, Chianti DOCG Colonneto é o vinho indicado para essa saudável combinação.

O Tão Esperado Chocolate

  • Vinho 5 – Priscus Primitivo di Maduria DOP – Para harmonizar: Chocolate

Priscus Primitivo di Manduria para o Chocolate

 

Ah… o tão aguardado chocolate do domingo de Páscoa! Mas será que esperamos só para comer no domingo? Muitas pessoas acham difícil uma harmonização como essa, mas incrivelmente, existem sim, ótimos vinhos para harmoniza-lo.

Uma ótima opção é um legítimo Primitivo di Manduria DOP, o nosso Priscus, que possui aromas e paladar igualmente ricos em frutas vermelhas silvestres, especiarias e chocolate. Mas atenção: o chocolate precisa ser meio amargo, com no mínimo 60% de cacau, sendo ainda mais ideal a partir dos 70%.

Gostou das dicas? Então vai lá e garanta já o seu vinho italiano e celebre bem a sua harmoniosa Páscoa.