Sicilia
A maior ilha em extensão e população, completamente circundada pelo Mar Mediterrâneo. A Sicilia é separada do continente e da Itália peninsular pelo estreito de Messina, de apenas três quilômetros, onde se encontra, com seu magnífico porto natural, a cidade de Messina.
A própria região e também as ilhas circundantes têm intensa atividade vulcânica. Os vulcões principais são: Etna, Stromboli e Vulcano. A Sicília possui uma variedade de solos e terroir tão grande que poderia ser tratada como um continente, e não uma simples ilha.
A uva que construiu a reputação da Sicilia no exterior é a Nero d´Avola, que produz tintos suntuosos com estrutura e sabor de frutas vermelhas maduras. Uma casta de grande potencial para vinhos tintos é a Nerello Mascalese, tradicionalmente cultivada nas encostas do Etna em até 1000 metros de altitude. A Nerello Mascalese resulta em vinhos muito finos e elegantes, comparada por alguns com a Pinot Noir. A variedade Frappato com suas claras notas de cerejas, é utilizada em blends com ela na denominação Cerasuolo di Vittoria.