fbpx

Vinhos Para Você Fazer Diferente Neste Dia dos Pais

E chegamos a mais uma data importante do ano. Mas este ano eu te convido a fazer diferente, portanto, a sair do convencional, pensando antecipadamente no Vinho Para o Dia dos Pais.

Escolher o vinho ideal para o Dia dos Pais, certamente pode ser uma tarefa prazerosa e também muito significativa.

Afinal de contas, estamos escolhendo algo que apreciamos para alguém que amamos!

O tipo ideal para o perfil do seu pai

Antes de te apresentar a sugestão de alguns vinhos, vou sinalizar alguns pontos importantes a saber, em suma, que te darão um melhor direcionamento na escolha:

  • Conheça as preferências do seu pai: Se você já sabe quais tipos de vinho ele prefere, isso facilitará muito a escolha. Se ele gosta de vinho tinto, branco, rosé ou espumante, você já tem uma direção.
  • Leve em conta a ocasião: Pense no contexto em que o vinho será apreciado. Se a celebração for um almoço ou jantar especial, um vinho tinto mais encorpado pode ser uma ótima escolha.
  • O momento com o vinho é sempre mais informal? Então o branco e o tinto mais frutado serão, portanto, perfeitos.
  • Se ele tem preferência por alguma região de vinhos, ou por um país, por exemplo, pela Itália. Pode haver uma história interessante por de trás.
  • Um bom vinho de envelhecimento se você puder investir em um presente bem marcante. Desta forma você ainda surpreende com a boa e velha história de amor, passagem dos anos, tradição.
  • Agora se o orçamento tem um limite. Defina-o antes de buscar pelo vinho, pois existem ótimos vinhos em diferentes faixas de preços.
  • No local de compra físico, você ainda pode contar com a ajuda de um especialista, ou seja, de uma atendente de adega ou sommelier que pode dar ótimas indicações, baseadas no valor que você deseja investir, ocasião ou tipo de vinho.

Vinho Para o Dia dos Pais

Selecionei 6 rótulos do Made in Italy muito especiais. Tenho certeza que um deles é o vinho ideal.

Entre vinho branco de uva importante, tintos de médio corpo, frutados, de médio ou de mais longo envelhecimento, e claro, vinhos de Denominações de Origem clássicas. Vinho é sempre um grande presente.

Emocione e surpreenda aquele que é o seu grande amor!

1- Chardonnay da região da toscana

Este é um Chardonnay deliciosamente frutado e gastronômico. De ótima persistência aromática nas frutas brancas, portanto, maçã verde e pêssegos. Um Chardonnay de caráter bem europeu.  De textura firme e de frescor vibrante.

Delicioso e elegante Chardonnay Toscano para gerar curiosidade e bastante surpresa ao papai apreciador de vinhos brancos.

2- Chianti DOCG. Uma das Denominações de Origem mais antigas. 

O bom e lendário Chianti DOCG é sempre muito bem-vindo à boa mesa. E este seguramente possui aquela boa tipicidade do “vero” Chianti 100% Sangiovese.

Ele tem boas notas florais, além de cerejas e o frescor característico do Chianti DOCG que o faz ser perfeito na combinação de massas. Aquela bruschetta de tomates picadinhos e bem frescos, o spaghetti ao molho sugo e até aquele frango assado na grelha. Tudo combina.

Para agradar o papai que aprecia um vinho tinto de corpo médio mais leve.

Vinho PRIMITIVO – O Vinho sem Erros

3- Primitivo da Puglia. O melhor Primitivo da Itália pelo Luca Maroni

Um vinho Primitivo é sempre uma boa escolha de vinho para presente. Antes de mais nada é sempre bom lembrar que o que faz a fama deste vinho bom é o seu paladar, que é tão característico nas frutas vermelhas.

Avia Pervia Primitivo IGP é um vinho Primitivo muito especial, de solos calcários e arenosos. Nele você vai encontrar além da presença de frutas vermelhas, sobretudo, um ótimo frescor e equilíbrio. Eleito pelo crítico e jornalista Luca Maroni como O Melhor Vinho Primitivo da Itália no ano de 2016.

 

Vinhos tintos especiais

4- Rosso di Montalcino DOC – “O Brunello Jovem”

Finalmente, chegamos na seleção dos vinhos tintos mais estruturados, dessa forma, naqueles que possuem uma maior complexidade aromática, em síntese, que passaram por envelhecimento em barris de carvalho e garrafa.

E este é Rosso di Montalcino DOC, um vinho 100% Sangiovese Grosso, definitivamente muito similiar ao Brunello di Montalcino DOCG, porém com um estágio de envelhecimento menor.

Ele passou por 9 meses em botti de carvalho da slavônia e também francês. Aromas de florais, especiarias e menta. Frutado, floral, especiado sob medida, equilibrado e persistente.

A garrafa já é um verdadeiro presente de dia dos pais. Obra do pintor Van Dongen.

5- Ripasso DOC – “O vinho de repasse de Amarone”

Ah, os clássicos vinhos Valpolicella. Merecem serem entendidos. Leia mais aqui.

Clássicos que são presentes especiais, logo, vinhos para impressionar e que certamente são um encanto do início ao fim. Ele recebeu as cascas ou peles das uvas utilizadas no vinho Amarone e posteriormente entrou em uma segunda fermentação.

Logo após ele estagia 12 meses em botti de carvalho. É um vinho que traz aromas ricos de frutas em compota, cerejas, frutas silvestres e especiarias, em um final de boca persistente e aveludado.

6– Amarone Della Valpolicella – A joia da região do vêneto. O vinho de appassimento

Vinho Para o Dia dos Pais e eis aqui um grande presente! Um legítimo Amarone della Valpolicella DOCG. Os aromas do Amarone são ricos e intensos: notas de canela, geleia de cerejas, nozes. Já no paladar o destaque é para as deliciosas cerejas Amarena, baunilha, notas de chocolate e café.

Ele passou por appassimento e estagiou 24 meses em botti de carvalho.

Lembre-se sempre de que a escolha do vinho para presentear o seu papai é uma expressão de carinho e de consideração, portanto, mesmo que ele não seja um expert em vinhos, o seu gesto será muito bem apreciado.

Com essas dicas, eu espero que você encontre o vinho ideal para tornar este Dia dos Pais ainda mais especial!

Arrivederci,

 

Até o próximo blogpost!

Vanda Meneguci – Sommelière e Mkt – Italiamais