fbpx

O vinho sobrou e agora? Quem nunca vivenciou esse drama, melhor ainda, essa incerteza de como deveria ser a melhor forma de armazena-lo. Então como guardar o vinho após aberto?

A coisa mais importante é saber que ao guarda-lo, puro, e simplesmente assim, em nossos lares, sem recursos mais importantes, suas características jamais serão as mesmas, o que não quer dizer que você vai consumir um vinho ruim no dia seguinte.

O melhor sempre é consumi-lo no mesmo dia, e isso você sabe porque?

Porque o vinho é um organismo vivo, em suma, mesmo quando em garrafa, lacradinho, ele estará em constante evolução. E é por isso que escutamos aquele famoso ditado popular de que o vinho virou vinagre. Ele evolui na garrafa sim, e até mesmo, de forma negativa, se guardado em más condições e finalmente evoluirá após aberto.

Este assunto sempre nos trará boas conversas, logo, vamos para as dicas simples. Com certeza, se você as seguir, terás sempre um bom vinho que sobrou com ótimas características no dia seguinte e porque não após, também, por alguns dias seguintes?

Como guardar o vinho depois de aberto

As dicas que eu vou te dar agora, são simples, porém, fundamentais para que você mantenha o seu vinho gostoso e apto para ser servido naquela sua amada tacinha de vinho. Vamos conhece-las?

  • Utilize a própria rolha para vedar. Se ela não quebrar, não há motivos para teme-la. Só não a force muito para o interior da garrafa. Tente deixa-la de fora mais ou menos pela sua metade.
  • Após arrolhar o vinho que sobrou, guarde-o na geladeira, caso você não possua uma adega climatizada.
  • Mantenha a garrafa deitada. Pois desta forma o líquido que sobrou vai correr alcançando a rolha. Com a rolha úmida será mais difícil que o ar penetre para o interior dela.
  • Você pode optar por um sistema de preservação de vinho que substitui a rolha e que retira o ar que sobrou na garrafa, que são as bombas a vácuo . São super acessíveis, de fácil manuseio, e por fim, ajudam mesmo a conservar as características originais do vinho após aberto.

Quanto tempo dura o vinho depois de aberto?

Essa é uma boa pergunta, e também um assunto ótimo para esclarecer, já que existem “prazos” de durabilidade dependendo do tipo:

1- Vinhos espumantes: podem durar de 1 a 2 dias na geladeira desde que permaneçam vedados com tampa própria para espumante, para que não percam o gás. Elas, as tampas, são baratas, além disso, necessárias se você adora beber um bom vinho espumante, a exemplo um legítimo Prosecco DOC. 

2- Brancos leves e róses leves: Podem durar até 3 dias conservados em geladeira. Por serem eles, de ótima acidez, conseguem suportar mais algum tempo após abertos. Sempre bom lembrar, que ainda assim a sua intensidade de aromas pode ser afetada.

3- Brancos Encorpados: os vinhos brancos encorpados são aqueles que possuem estágio em barrica, ou mesmo elaborados a partir de uvas que naturalmente tendem a vinificar vinhos com mais corpo. Não só os tintos são encorpados! Eles podem durar de 2 a 3 três dias, ou seja, um pouco menos do que os vinhos brancos leves.

4- Tintos Leves e de Corpo Médio: basicamente a grande maioria dos vinhos tintos que consumimos no dia a dia, estão dentro deste tipo, em resumo, nesta espécie de classificação. Os vinhos tintos de corpo leve e mediano, podem durar até 4 dias na geladeira.

5- Tintos Encorpados: são os vinhos elaborados a partir das uvas que tendem a possuir uma maior concentração de taninos, bem como por estágio em barricas de carvalho, a exemplo, o clássico Amarone della Valpolicella DOCG 

Diferente do vinho branco encorpado que passou por madeira, o vinho tinto encorpado que passou por madeira tem taninos. Isso pode contribuir na longevidade do vinho após ter sido aberto. Esse tipo pode durar, até no máximo 5 dias na geladeira ou na adega climatizada.

Os vinhos fortificados

6- Vinhos Fortificados: a durabilidade deste estilo de vinho é maior do que as dos demais estilos quando guardados corretamente, portanto, fechados e na geladeira, podem seguramente durarem em torno de 15 a 20 dias.

Isso é possível devido à adição de álcool vínico e a quantidade de açúcares que estão presentes nos vinhos fortificados.

Gostou de aprender pouco mais sobre o encantador mundo dos vinhos?

Então continue acompanhando as nossas publicações.

Arrivederci! 

 

Vanda Meneguci - Sommelière Italiamais

 Vanda Meneguci / Mkt e Sommelière Italiamais