fbpx

Das Minas Gerais para todo o Brasil. A rica culinária Mineira

Você gosta da cultura mineira? E isso engloba perguntar se você também aprecia a sua rica culinária. Neste blogpost vamos falar de Vinho e comida mineira.

E o mais interessante é saber que vinhos italianos fazem um casamento perfeito quando acompanhados aos sabores marcantes da culinária mineira, onde o vinho melhora o prazer de deliciar grandes clássicos desta região, portanto, de Minas Gerais.

Ao harmonizar vinhos italianos com pratos clássicos como Feijão Tropeiro, Frango com Quiabo, Vaca Atolada, Tutu à Mineira e Frango ao Molho Pardo, podemos criar uma sinfonia de sabores única.

Cinco Pratos Clássicos Mineiros e Cinco Vinhos Italianos

  1. Feijão Tropeiro:

Para este prato rico e saboroso, têm no vinho Chianti italiano uma escolha excelente. Seus taninos equilibrados e acidez vibrante complementam a mistura de feijão, bacon, ovos e farinha de mandioca, destacando os sabores sem dominar.

  1. Frango com Quiabo:

Um Pinot Grigio do norte da Itália é o par ideal para o Frango com Quiabo. Sua leveza e frescor cortam a untuosidade do quiabo, enquanto as notas florais e frutadas realçam os sabores suaves do frango.

  1. Vaca Atolada:

Um Barolo, vinho o clássico vinho tinto da região do Piemonte, é uma escolha ousada e igualmente deliciosa para a Vaca Atolada. Seus taninos firmes combinam perfeitamente com a carne de costela, enquanto seus aromas de frutas escuras adicionam camadas de complexidade ao prato.

  1. Tutu à Mineira:

Ao saborear o Tutu à Mineira, experimente um Primitivo da região da Puglia. Seus taninos macios aliados as notas de frutas vermelhas maduras se integram harmoniosamente ao sabor marcante do tutu, resultando, por fim, em uma experiência gastronômica “prá lá de boa”

  1. Frango ao Molho Pardo:

Para o Frango ao Molho Pardo, um  tradicional Valpolicella Ripasso pode ser a escolha perfeita. Seus sabores intensos de frutas vermelhas e especiarias, ou seja, é um vinho que já tem uma ótima complexidade aromática, pode sim acompanhar a variedade de ingredientes que complementam o molho pardo, enquanto sua estrutura robusta faz frente à carne suculenta.

Vinho e comida mineira. Dois prazeres à mesa

Em conclusão ao explorar a combinação de vinhos italianos a rica tradição da culinária mineira, torna-se possível criar momentos de degustação que elevam o seu conhecimento tal qual a sua experiência à mesa. Leia também vinho para comida baiana

Vinhos Conectam Pessoas, concorda? Então permita-se embarcar nessa viagem gastronômica e descubra como a escolha do vinho pode transformar uma simples refeição, por fim, em uma celebração especial.

Arrivederci,

Vanda Meneguci – Sommelière Italiamais