Delícia que queremos em nossa vida. Saiba como melhor harmonizar
A pedida mais gostosa da estação é Fondue e Vinhos, correto? E quem duvida que a época em si é um convite para apreciarmos essas duas delícias, e o melhor de tudo, juntas! Aquela combinação que certamente traz um sentido de aconchego, de comidinhas quentes para aperitivar, de vinhos gostosos para acompanha-las.
E você? Já se imaginou, comendo fondue e bebendo um delicioso vinho nas noites frias de inverno?
Fondue tem história e o seu nome também
Fondue é um prato que tem a sua origem na Suiça cujo o nome origina da palavra “fundir” e que de tão saboroso conquistou o mundo.
O prato tem uma origem em verdade, franco-suiça, porque foi inventado durante a Segunda Guerra, bem em meio a esses dois países, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas de buscar provisões nas cidades por causa do intenso frio e dos combates. A palavra “fondue” portanto é uma flexão feminina para o verbo “fundir”, algo como “fundido” ou “derretido”.
Frequentemente quando nos vem em mente o nome fondue, lembramos automaticamente do queijo derretido, mas podemos também nos lançar a outras experiências, já que o bom da vida é aprender, enfim, a pedida mais gostosa da estação é Fondue e Vinhos.
Ok. A pedida mais gostosa da estação é Fondue e Vinhos?
Desde o mais comuns a algumas novidades, enfim tudo muito fácil e muito simples para você se deliciar, uma vez que o se deseja é Fondue e Vinhos! Punto e basta!
Fondue de Queijo
Geralmente preparado com mais de uma variedade de queijo, a exemplo o queijo gruyère, o parmesão, entre outros tipos, porém, o temos que pensar que quanto mais queijos salgados, mais pode aumentar a sensação de taninos uma vez que acompanhado aos vinhos tintos, em conclusão, vinhos brancos aqui são as melhores opções.
Vinhos para acompanhar o Fondue de Queijo:
Ah os vinhos brancos italianos! São vinhos muito bem vinificados, gastronômicos, por certo uma seleção de vinhos frescos e joviais:
Casa Lunardi Sauvignon Blanc IGT, Gavignano Chardonnay Toscana IGT, Casa Lunardi Pinot Grigio DOC, Palmento Inzolia Sicilia DOC, Campo della Fiera Orvieto Classico Superiore DOC
Fondue de Carne:
Filet Mignon Cru, certamente é a carne mais procurada quando o assunto é Fondue de Carne, pois é uma carne substancialmente macia. A alcatra também é uma ótima opção, posto que ela contém fibras macias, podendo ser usada em ensopados e acompanhando molhos, por certo o derretido do Fondue possui quase a mesma consistência de um molho.
Molho de fácil preparo para acompanhar um Fondue de carne:
Molho de Fondue de Carne ao Vinho:
INGREDIENTES:
- 1 litro de caldo de carne
- 200 ml de vinho tinto seco
- sal e pimenta a gosto
- páprica picante a gosto
- 800g de filé mignon, ou carne de alcatra, limpa e cortada em cubos médios.
MODO DE PREPARO:
- Em uma panela para fondue coloque óleo e leve ao fogo para ferver, primeiro na chama do fogão, depois no rèchaud.
- Espete os pedaços de carne com garfos apropriados e frite-os no óleo fervente até o ponto desejado.
- Disponha as carnes cruas sobre um prato para que cada um escolha o seu pedaço.
- Sirva junto com o molho de de vinho tinto seco
Você também pode pensar em um molho extra de hortelã. E então acompanhe com um delicioso vinho rosato.
Então harmonize com Villa Travignoli Rosé Toscana IGT
Vinhos italianos tintos para acompanhar o Fondue de Carne:
Chianti Colonneto DOCG , Bersaglio Toscana Rosso IGT, Casa Lunardi Merlot IGT, Umberto Fiore Dolcetto DOC
Fondue de Chocolate:
Assim como o Fondue de Queijo, o Fondue de Chocolate nos desperta aquela sensação romântica, a qual geralmente permeia a mente das mulheres transportando a um ambiente de aconchego. Essa sensação sempre nos remete a situação de presença, ou seja, de estarmos juntos, dividindo experiências e momentos. Muitas são as frutas que poderão acompanhar o Fondue de chocolate, a exemplo, morangos, bananas, pêssegos, o kiwi e também um doce que encanta também o paladar das crianças, o famoso Marshmallow.
E quanto ao chocolate. Qual é o mais indicado para o Fondue?
O chocolate indicado para ser utilizado como Fondue de Chocolate é sempre o meio amargo. Ele certamente vai acompanhar com muito mais maestria as opções de frutas assim como também se o acompanhamento for o Marshmallow, equilibrando assim, o excesso de doçura.
Vinhos italianos para acompanhar o Fondue de Chocolate:
Patrizi Suagnà Rosé e Priscus Primitivo di Manduria DOP
Gostou das dicas?
Então ponha-as em prática e tenha un stupendo inverno com Fondue e Vinhos!
Ficou interessado em adquirir os vinhos indicados para estas seleções de Fondue? Então visite o nosso site e entre em contato com o atendimento da Importadora Italiamais via Whatsapp: https://www.italiamais.com.br/