Explorando a Arte da Harmonização: Vinhos Italianos e Comidas Chinesas
Vinho para comida chinesa? Sim, é claro. Em primeiro lugar essa é uma culinária rica, repleta de sabores e texturas.
Do mesmo jeito ela encanta a gente, proporcionando um desafio emocionante para a harmonização de vinhos, ao passo que te faz testar coisas novas, e além disso, você aprende muito mais.
Vamos explorar, então, algumas opções de vinhos que realçam os aromas e sabores de pratos populares, bem como já bem apreciados pelos brasileiros são eles: Harumaki (Rolinho Primavera), Yakissoba, Guioza, Frango Xadrez e Pastel Chinês.
O delicioso e tradicional Rolinho Primavera
1 – Harumaki (Rolinho Primavera):
Certamente um delicioso Sauvignon Blanc acompanhará muito bem. Seu frescor e sua acidez equilibrada complementam a leveza e crocância dos rolinhos primavera, nesse sentido, ressalta os vegetais frescos e o seu recheio sutil.
Agora, se você quer outra dica de vinho branco e aromático para acompanhar o Harumaki, um delicioso vinho italiano Orvieto é também uma ótima opção.
Uma verdadeira explosão de sabores. Yakissoba
2- Yakissoba:
Um clássico vinho Chardonnay faz ótima paridade com o Yakissoba, afinal, é uma verdadeira explosão de sabores e texturas, tal qual é a sua combinação cuidadosa de ingredientes, portanto de elementos frescos e saborosos.
Os protagonistas incluem finas fatias de carne, geralmente frango, carne de porco ou carne bovina, salteadas, além de vegetais coloridos, como brócolis, cenouras, cogumelos e repolho.
Os fios de macarrão, muitas vezes à base de trigo ou arroz, absorvem os aromas do molho especial à base de shoyu, gengibre e alho, criando uma mistura irresistível.
A riqueza deste vinho branco, com notas de frutas brancas e frutas tropicais harmoniza bem com a diversidade de sabores encontrados no Yakissoba.
Guioza. Pequena delícia que nos leva a uma verdadeira viagem pela tradição asiática
3- Guioza:
Com sua combinação irresistível de massa delicada e recheio saboroso, a Guioza é uma pequena delícia que nos leva a uma deliciosa viagem culinária, já de antemão, pela tradição asiática.”
Ah, e os vinhos rosés são muito agradáveis e harmonizam com a Guioza. Seu recheio variado, em outras palavras, que carregam elementos como repolho, gengibre, cebolinha verde, molho de soja, é analogamente como o Yakissoba, portanto, uma infinidade de sabores.
A refrescância vibrante e as notas florais e de frutas vermelhas deste vinho contrastam com a suculência e o sabor umami dos Guiozas, criando uma experiência equilibrada.
Dança equilibrada de sabores agridoces, este é o Frango Xadrez
4- Frango Xadrez:
Se tem um vinho que pode fazer uma perfeita combinação com Frango Xadrez, esse é o Cabernet Sauvignon jovem, portanto, sem passagem por madeira. Acima de tudo, temos uma uva clássica e uma comida clássica.
A princípio temos o vinho Cabernet Sauvignon, desde já, com seus taninos robustos e sabores de frutas escuras que complementam a intensidade do Frango Xadrez, adicionando uma dimensão diferenciada, portanto, mais encorpada à refeição.
Também conhecido por Jiaozi. Para nós Pastel Chinês
5- Pastel Chinês:
Por último temos o Pastel Chinês. Sempre presente em feiras gastronômicas. É também muito apreciado por aqui.
Geralmente possui um recheio variado que pode incluir carne de porco moída, camarões, cogumelos, repolho, cebolinha, gengibre e temperos como molho de soja.
A combinação exata de ingredientes contudo, pode variar de acordo com a região e as preferências pessoais. Esses pasteizinhos são cozidos no vapor, bem como fervidos ou fritos, e são uma iguaria popular na China
Um vinho tinto mais delicado e fresco, como por exemplo, um vinho tinto italiano Dolcetto, realça os sabores suaves e a textura crocante do Pastel Chinês, enquanto sua acidez suave mantém a harmonia.
Vinho para comida chinesa? Temos ótimos vinhos
A escolha de vinhos italianos para harmonizar com pratos chineses pode parecer surpreendente, mas há uma explicação lógica. A diversidade da culinária chinesa demanda vinhos versáteis, e os italianos famosos por sua variedade de uvas e estilos, oferecem opções ideais.
Vinhos italianos como Chianti, Barbera ou Valpolicella e principalmente os vinhos brancos italianos, apresentam acidez equilibrada e quando tintos, os taninos são sempre muito equilibrados e finos, se adaptando perfeitamente às nuances complexas da comida chinesa.
E finalmente Vinhos Conectam Pessoas a toda gastronomia que há no mundo! E você. O que está esperando para testar uma nova experiência gastronômica?
A harmonização entre vinho italiano e pratos chineses representa a celebração da diversidade gastronômica e vinícola, elevando a experiência culinária a um novo patamar.
Salute!
Vanda Meneguci – Sommelière Italiamais